You are here

FAQ

¿No ha respondido a tu pregunta?

¿Quiere hacernos una pregunta?
Contáctenos!

1 O que é uma Bicicleta Eléctrica?

Basicamente é uma bicicleta normal a tantas outras mas com motor auxiliar,motor este que esta inserido no cubo da roda traseira ou dianteira dependendo do modelo,contendo também uma bateria para alimentação do motor sendo a parte mecânica igual a uma bicicleta convencional.

2 Como ligo a bicicleta ?

Liga a chave de ignição em ON,( Posição A ou B),as luzes do indicador de bateria vão acender quando as luzes estiverem ligadas quer dizer que a bicicleta esta pronta para poder ser utilizada.

3 Como Carregar a Bateria?

Terá que ser ligado em primeiro lugar o carregador fornecido a bateria e posteriormente a uma tomada de 220V no inicio do carregamento o carregador terá uma luz vermelha ligada,que passará para verde quando a bateria estiver totalmente carregada. Quando passar a verde desligue primeiro o carregador da tomada e só depois da bateria.Carregue a bateria sempre num local seco.Atenção : Nunca Carregar com outro tipo de carregador.

4 Quais são as vantagens das bicicletas eléctricas?

A bicicleta eléctrica pode ser usada para as tuas deslocações diárias entre casa e o local de trabalho ou apenas para fazer compras ou passear.

Vantagens :

Esquecer os engarrafamentos ou transportes públicos lotados,esquecer a demorada procura por um espaço de estacionamento,esquece as colinas íngremes ou distâncias muito longas. Pedalas sem esforço e não te preocupas mais.
Alem de que pode ajudar o ambiente, Deslocando-se sem emitir nenhum C02 e com um custo muito reduzido.

5 Qual é a autonomia de uma bicicleta eléctrica?

A autonomia de uma bicicleta eléctrica varia entre os 30 e os  70km.
A autonomia das bicicletas eléctricas também depende do peso do ciclista,a topologia das estradas do percurso, força e direcção do vento e manutenção da bicicleta em geral.
Para poder escolher qual o modelo que melhor o pode satisfazer tem que ter em conta todos estes factores.

6 Quanto tempo demora uma bateria a carregar ?

O tempo de carga varia entre as 5 e 8 horas dependendo do modelo.
Modelos de Iões de Lítio rondam as 5 horas e os de Gel as 8 horas.
Nunca deixe o seu carregador a carregar mais de 15 horas seguidas caso a luz do carregador não mude para verde contacte o agente mais próximo.

7 Qual é a vida útil da bateria?

A vida útil das baterias de lítio disponíveis é de cerca de 1.000 ciclos (carga / descarga). Se usar a bateria 5 dias por semana todo o ano, a bateria irá durar cerca de 3 anos.Depois de 3 anos, o desempenho da bateria diminuirá e será necessário carregá-la com mais frequência ou comprar uma nova.
A vida útil das baterias de gel é de cerca de 800 ciclos (carga / descarga). Em média uma bateria de gel pode durar até 3 anos.

8 Como devo guardar a bateria?

As baterias de lítio devem ser armazenadas num local seco à temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Não deixes a bateria exposta à luz solar directa (temperaturas acima de 30°C). O armazenamento de uma bateria num ambiente extremamente quente pode causar danos irreversíveis. Um ambiente muito frio também diminui a autonomia da bateria. Ao contrário dos efeitos do calor, esta é uma condição temporária. Logo que as moléculas na bateria aqueçam, a bateria regressará à capacidade anterior.

9 Quais os tipos de baterias existentes no mercado?

Bateria de Chumbo (Gel): A bateria de chumbo é a mais barata, mas muito pesada (10 kg para uma bateria de 48V/10). As baterias de chumbo têm a menor densidade de energia (75Wh/kg) e são sensíveis ao frio.

Níquel (Ni-MH): O peso e densidade de energia são ligeiramente melhores do que nas baterias de chumbo, sendo ligeiramente mais caras. Possuem o chamado "efeito de memória" e a auto descarga é considerável (30% / mês).

Iões de Lítio (Li-Ion): Maior densidade de energia (150Wh/kg) e peso muito menor (4kg para uma bateria de 36V/10A). Não possuem o chamado "efeito de memória" e a auto descarga é baixa (5 a 10% / mês).

Polímeros de Lítio (Li-Pol): Maior densidade de energia (130Wh/kg), peso muito menor (4kg para uma bateria de 36V/10A), muito seguras e estáveis, é a mais avançada tecnologia para as baterias. São menos sensíveis às temperaturas mais extremas (altas ou baixas).